OBRA: Usina de Biometano – Unium

Facebook
Twitter
LinkedIn

LOCAL: Castro – PR

A partir do mês de março o sistema cooperativista da região dos Campos Gerais passará a contar com uma nova oferta de energia limpa produzida pela união de três cooperativas.

A Unium, marca institucional da Frísia, Castrolanda e Capal, inicia a operação da sua usina de biogás nesta semana, com início de produção previsto para daqui cerca de um mês.

Inicialmente voltada apenas para a energia elétrica, a estrutura foi ampliada e deverá gerar também biometano, combustível que poderá ser utilizado tanto para abastecer veículos da frota da indústria de alimentos Alegra (união “das cooperativas que compõem a Unium), quanto substituir gases usados no processo industrial.

A energia não vai ser consumida pela Unium, será vendida para terceiros. Na prática, a energia vai ser gerada na planta de biogás, exportada para a rede elétrica, ficar armazenada virtualmente na rede elétrica e os cooperados utilizarão esses créditos.

Com a redução da destinação de resíduo e CO2 a planta deve gerar uma economia em torno de R$ 4 milhões por ano para o grupo, além de aumentar a receita cerca de R$ 3 milhões por ano com a energia que será vendida.

Outros artigos

OBRA: PCH Pulo

A MM Estruturas Pré-Moldadas atua fortemente na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s). Ao todo já foram 5 projetos ao longo dos

Ler mais »